Honda NXR 160 Bros 2025: – PARTE 1 – A novidade!

E Produto • 11 de setembro de 2023
Uma das mais desejadas motocicletas da Honda ganhou uma profunda atualização neste ano, fértil em novidades. Trata-se da NXR 160 Bros, uma motocicleta que esbanja qualidades e que em sua versão 2025 recebeu aperfeiçoamentos técnicos e estéticos sem perder nenhuma das qualidades que a tornaram um estrondoso sucesso. 

A NXR 160 Bros é a moto trail “de entrada” na família Honda, e nesta nova safra são duas as Bros 160 oferecidas: a versão equipada com frenagem CBS – Combined Brake System, e a inédita NXR 160 Bros ABS, dotada de sistema de freio ABS – Antilock Brake System.

Abaixo, conheça as principais características das novas Honda NXR 160 Bros:

Motor – O motor das Bros 2025 deriva do usado nas Honda CG 160, um robusto monocilíndrico OHC alimentado pelo sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne. A potência é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, e o torque máximo de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina. Novidade importante nas Bros 2025 é o novo filtro de combustível, separado da bomba, que reduz o custo de manutenção sem perda de eficiência. As novas Bros 160 2025 atendem plenamente ao PROMOT 5, o que quer dizer que elas estão ainda menos poluentes e silenciosas, uma vez que a legislação visa reduzir não só as emissões de gases como as de ruído. Ponto para o meio-ambiente! No item transmissão, as NXR 160 Bros 2025 receberam uma quinta marcha mais longa, o que melhorou o desempenho em uso rodoviário e colabora para a redução do consumo em viagens.

Ciclística – Como nas novas Tornado e Sahara, as NXR 160 Bros tem chassi berço duplo de aço, garantia de resistência e excelente dirigibilidade. Uma grande novidade está na suspensão dianteira, agora com tubos de 33 mm (antes 31 mm), alteração que oferece mais precisão de funcionamento além da maior capacidade de suportar usos extremos. Na traseira, o conjunto mola amortecedor está vinculado a uma balança de aço que oferece curso de 160 mm à roda (180 mm na dianteira). As rodas são raiadas, com aros de aço aro 19 polegadas na frente e 17 atrás, calçadas com pneus Pirelli MT60. A Honda NXR 160 Bros CBS é a opção mais acessível da família, e particularmente indicada para motociclistas que querem ou precisam economizar, sem abrir mão da segurança. Na nova versão Honda NXR 160 Bros ABS o sistema de freio antitravamento atua apenas na dianteira. Ambas versões tem freios a disco.

Design – O tanque metálico das novas NXR 160 Bros 2025 conta com proteções plásticas seguindo a mesma tecnologia usada nas novas Sahara e Tornado. Esta “capa” não apenas protege o reservatório como proporciona um design imponente às NXR 160 Bros 2025, que é complementado pelo novo farol em LED e o novo banco, mais amplo e em dois níveis. Elemento de destaque é o novo painel 100% digital com indicador de marchas e de consumo de combustível. Importante inovação é a porta USB-C localizada abaixo do painel, para a recarga da bateria de smartphones.

Que mais? – Fácil de pilotar como sempre, econômica e robusta como nunca e totalmente modernizada no visual, as NXR 160 Bros 2025 ganharam importantes evoluções técnicas como a nova suspensão dianteira, o painel superequipado, o farol em LED e a opção com freio ABS. Ou seja, a moto Bros está ainda melhor e dobra sua aposta para continuar a favorita de seu segmento, disparada na liderança.
Por E Produto 11 de setembro de 2023
Desde o lançamento da Dream D-Type, a primeira motocicleta da Honda, em 1949, a marca estabeleceu um compromisso: usar a tecnologia para aumentar a conveniência no dia a dia das pessoas. Após mais de 75 anos, a Honda orgulha-se de ter alcançado esse objetivo. Em 2025, a Honda, líder global na fabricação de motocicletas, alcançará a impressionante marca de 500 milhões de unidades produzidas. Esse feito é resultado do engajamento dos clientes e da determinação da Honda em desenvolver tecnologias que realmente melhorem a vida das pessoas. Atualmente, a Honda possui uma capacidade produtiva superior a 20 milhões de motocicletas por ano, com 37 fábricas em 23 países. Com 30 mil pontos de venda em todo o mundo, a Honda detém cerca de 40% do mercado global de motocicletas, consolidando sua posição como líder do setor. Com o mercado mundial de motocicletas projetado para crescer de 50 milhões para 60 milhões de unidades até 2030, a Honda visa conquistar 50% dessa fatia. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelos mercados emergentes do “Sul Global”, incluindo países como Índia, Indonésia, Brasil e América Central. Um dos principais objetivos da Honda é reduzir o impacto ambiental de seus produtos. Em 2025, a marca introduzirá modelos elétricos em mercados como Indonésia, Índia, Europa e Japão, com a meta de lançar pelo menos 30 modelos 100% elétricos até 2030. A Honda também aproveita sua experiência na fábrica de Manaus, AM, para desenvolver motores flex que utilizam uma mistura de gasolina e etanol. Essa tecnologia já se concretizou com o lançamento da Honda CB 300F no mercado indiano. Abaixo, confira o progresso da Honda através do tempo: 1948 – Fundação Honda Motor Co., Ltd. 1949 – Primeira motocicleta desenvolvida pela Honda, a Dream D-Type 1958 – Lançamento da Honda Super Cub 1963 – Início da produção de motocicletas fora do Japão (Bélgica) 1967 – Início da produção de motocicletas na Tailândia 1968 – 10 milhões de unidades produzidas* 1971 – Início da produção de motocicletas na Indonésia 1976 – Início da produção de motocicletas no Brasil 1976 – Início da produção de motocicletas na Itália 1979 – Início da produção de motocicletas nos EUA 1976 – Início da produção de motocicletas na Nigéria 1984 – 50 milhões de unidades produzidas* 1992 – Início da produção de motocicletas na China 1997 – 100 milhões de unidades produzidas* 2001 – Início da produção de motocicletas na Índia 2004 – Produção anual de motos ultrapassa os 10 milhões de unidades 2008 – 200 milhões de unidades produzidas* 2013 – Início da produção de motocicletas em Bangladesh 2014 – 300 milhões de unidades produzidas* 2018 – Produção anual de motos ultrapassa os 20 milhões de unidades 2019 – 400 milhões de unidades produzidas* 2025 – 500 milhões de unidades produzidas**
Por E Produto 11 de setembro de 2023
Em mais de quatro anos, a Honda ADV já conquistou o Brasil com mais de 50 mil unidades vendidas. Mas o que faz dessa scooter aventureira um sucesso tão rápido? Seu design ousado e características únicas a transformaram em uma das motos mais desejadas do mercado, atraindo motociclistas que buscam uma combinação perfeita entre estilo, performance e versatilidade. Veja abaixo os motivos que fazem a ADV ser uma das scooters mais cobiçadas do mercado. 1º Motivo - Estilo Com um design único e marcante, a Honda ADV se destaca no trânsito. Suas linhas robustas e aventureiras, inspiradas na X-ADV, a tornam uma moto inconfundível e cheia de personalidade. Se você busca uma scooter que chame a atenção por onde passa, a ADV é a escolha perfeita. 2º Motivo - Versatilidade A Honda ADV é a scooter perfeita para quem busca aventura e praticidade. Com suspensão de longo curso, pneus mistos e posição de pilotagem elevada, ela oferece conforto e segurança tanto no asfalto quanto em terra batida leves. Além disso, seu amplo espaço de armazenamento e outros recursos práticos a tornam ideal para o dia a dia. 3º Motivo - Desempenho Equipada com o potente motor eSP+ de 160cc, a Honda ADV oferece desempenho e agilidade para encarar qualquer desafio. O controle de tração HSTC garante mais segurança em diferentes tipos de piso, enquanto a transmissão CVT proporciona uma pilotagem suave e eficiente. Se você busca adrenalina e segurança, a ADV é a escolha certa. 4º Motivo: Confiabilidade A alta qualidade do motor da Honda ADV 160 2025 já foi comprovada pela Moto PCX 160, que já conta com o mesmo motor a quase três anos mantendo a posição de scooter mais vendida do Brasil. O motor de tecnologia eSP+ tem baixo atrito dos componentes internos, respeita o meio ambiente e consome pouquíssimo combustível, ajudado inclusive pelo Idling Stop, que desliga e religa o motor automaticamente. Pilotar uma Honda ADV 160 2025 ficou ainda mais fácil. Entre as novidades desta 2ª geração de ADV está a redução da altura do assento em relação ao solo. Além de mais baixo, o novo desenho da parte frontal do assento, mais estreito, facilita as manobras sem prejudicar o conforto. Fora isso há a suavidade dos comandos: acelerador, transmissão CVT, freios a disco – com ABS na dianteira – e até mesmo operar os cavaletes central e lateral é tarefa ao alcance de todos, experientes ou não. Complemento a tudo isso é a chave presencial Smart Key, o compartimento no escudo dotado de porta USB e o porta-capacete sob o assento, com capacidade ampliada para 29 litros. E ainda tem mais! O painel digital completo oferece todas as informações necessárias para uma pilotagem segura e divertida. O para-brisa ajustável proporciona maior proteção contra o vento e oferece diferentes configurações para atender a todos os tipos de pilotagem. Além disso, as alças para o garupa garantem conforto e segurança para o passageiro, e a iluminação full-LED confere um visual moderno e garante maior visibilidade. Com tantos recursos, a Honda ADV 160 2025 é a escolha perfeita para quem busca uma scooter completa e versátil.
Por E Produto 11 de setembro de 2023
A Honda ST 70, lançada no Brasil no início dos anos 1970, fez parte do lineup inaugural da marca no país como importadora. Esse modelo icônico rapidamente se destacou por suas características inovadoras que conquistaram muitos motociclistas. Design e estrutura inovadora Com rodas pequenas de 10 polegadas e pneus "gordinhos", a ST 70 oferece uma baixa altura em relação ao solo, tornando-a acessível para pilotos de todas as idades. O chassi em forma de "T" não só fornece a estrutura necessária para suportar o motor e as suspensões, como também atua como reservatório de combustível. Versões da Honda ST 70 A Honda ST 70 estava disponível em duas versões: Tipo I: com escapamento baixo. Tipo II: com escapamento alto, voltada para um uso mais off-road, evidenciada pelos pneus mistos e o para-lama dianteiro elevado. Ambas as versões apresentavam semiguidões dobráveis, facilitando o transporte em porta-malas de veículos médios da época, como o Opala, o Corcel e o Galaxie. A versão Tipo I também permitia a remoção do garfo da suspensão dianteira sem necessidade de ferramentas, aumentando a praticidade. Especificações técnicas da Honda ST 70 O motor da Honda ST 70 é um monocilindro 4T OHC de 72 cc, gerando aproximadamente 6 cv de potência e 0,5 kgf.m de torque. O câmbio semiautomático de três marchas, similar ao utilizado nas Honda C100 Dream e Biz, proporciona uma condução suave. A suspensão dianteira é telescópica, enquanto a traseira conta com dois amortecedores acoplados. Os freios a tambor e as rodas com aros de aço divididos longitudinalmente são detalhes que destacam a tecnologia da época. O apelo da Honda ST 70 Durante sua comercialização, a ST 70 se tornou um objeto de desejo entre os jovens, em um período de legislação permissiva. Essa pequena moto de lazer, prática e fácil de pilotar, podia ser transportada em porta-malas ou em embarcações. Um ícone para colecionadores Hoje, o design de motocicletas Honda ST 70 é altamente procurado por colecionadores, especialmente a versão conhecida como "White", que apresenta um assento com estampa floral. Modelos originais e bem conservados podem superar os 50 mil reais no mercado. A Honda ST 70 não é apenas uma motocicleta clássica; motocicletas de coleção são um símbolo de liberdade e praticidade. Sua história e design continuam a inspirar novas gerações de motociclistas e colecionadores.